segunda-feira, 27 de julho de 2009

Palavras de um Santo Bispo sobre o Santo Sacrifício da Missa


"(...) erram os que consideram a Missa mera assembléia dos fiéis para o culto divino, no qual se faz uma simples comemoração da Paixão e morte de Jesus Cristo, ou seja, do Sacrifício, outrora, efetuado no Calvário. Incidem igualmente em heresia os que aceitam a missa como sacrifício de louvor e ação de graças, mas lhe negam qualquer caráter propiciatório em favor dos homens. Ou os que fingem ignorar a relação essencial que tem a Missa com respeito à Cruz, e pretendam que aquela venha a ser uma ofensa a esta. Do mesmo modo, afastam-se da doutrina católica os que consideram a missa, principalmente, um banquete do Corpo de Cristo.

"Todas estas opiniões heréticas extenuam a verdade revelada, entibiam os corações, e impedem o florescimento de uma caridade ardente, cuja viva chama alimenta a renovação do ato inefável do amor de Jesus Cristo, imolando-se por nós, sua presença real sobre o altar, e a posse serena da verdade".

D. Antônio de Castro Mayer - Carta pastoral sobre o Santo Sacrifício da Missa, 12 de setembro de 1969 in Por um Cristianismo Autêntico, págs. 335-336, 1971, Editora Vera Cruz.

Nenhum comentário: