sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sobre a importância do Batismo


DOM AGUER, O BATISMO E A GRAÇA DA SALVAÇÃO


É uma falta de amor dos pais não batizar as crianças, adverte Dom Aguer
Dom Hector Aguer, Arcebispo de La Plata, Argentina.


Buenos Aires, 08 Jul. 09 / 04:25 am (ACI).- O Arcebispo de La Prata, Dom. Héctor Aguer, exortou os pais a não caírem no engano e no pecado de negar os seus filhos pequenos de receberem a Deus no Batismo, sob o falso argumento de deixar que eles decidam quando forem grandes se serão ou não cristãos."Isto não é só um engano, mas sim me atrevo a dizer que é também um pecado, uma falta de piedade e de amor para com o filho ao qual dedicam tantos cuidados e privam do maior dos dons: privam-no de Deus", expressou o Prelado durante o programa Chaves para um Mundo Melhor.
Dom Aguer disse que este engano "registra-se inclusive entre pessoas bem formadas" e "é totalmente contrário ao ensinamento e à disciplina da Igreja". "Se esses pais forem realmente católicos e vivem sua fé: que melhor podem desejar para seus filhos que o dom inestimável da graça divina?", perguntou.
O Arcebispo de La Plata qualificou de "curioso" que digam que preferem que seus filhos decidam sua fé quando sejam adultos, quando "esses mesmos pais, aparentemente tão respeitosos da liberdade de seus filhos, impõem-lhes toda classe de condicionamentos e determinações em outros campos da educação", como gostos, estilos, e inclusive, de que clube de futebol devem ser simpatizantes. "Impõem-lhes montões de coisas, mas os privam do dom da fé e da graça de Deus durante os anos decisivos nos que se configura a personalidade", advertiu.
O Prelado destacou que na Argentina ainda se conserva o valor do Batismo. Entretanto, assinalou que junto à dificuldade de pospor este sacramento para a adultez, existem outras como a cada vez mais freqüente eleição de nomes pagãos, aborígenes e inclusive extravagantes, em prejuízo dos nomes cristãos.
Dom Aguer assinalou que também se estão dando os casos "de pais que ainda apreciando o Batismo não têm uma consciência clara do compromisso que eles mesmos estão assumindo. Porque ao transmitir-lhes aos seus filhos a vida da fé estão comprometendo-se a educá-los nessa mesma fé".
O Arcebispo pediu aos argentinos não fazerem do Batismo uma mera "espécie de arrasto cultural, mas que sim seja uma convicção certa de que é um presente de Deus que implica o compromisso de consciência dos pais para educar cristãmente a seus filhos".
"O Batismo das crianças é algo muito belo porque é ali quando se manifesta com maior plenitude a pura gratuidade da graça da salvação, que nos faz filhos de Deus. A criança recebe essa graça como um presente total", afirmou.



Nenhum comentário: