quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O CULTO DOS SANTOS (PARTE II)

AS DECISÕES DOS CONCÍLIOS

367. Queremos chamar atenção também para um TRUQUE muito usual entre os protestantes, com o qual aqueles que conhecem mais um pouquinho de história da Igreja procuram enganar os incautos e inexperientes.

Quando vê AS SUAS DOUTRINAS serem negadas pelos hereges ou serem mal interpretadas, ou aparecem questões sobre os verdadeiros termos em que devem ser propostas ou defendidas, a Igreja Católica nos seus concílios ecumênicos, isto é, universais, faz as solenes definições para esclarecer, eliminando qualquer dúvida, afim de que se preserve a UNIDADE DA FÉ. Aproveitam-se disto os protestantes para dizerem que nesta ocasião foi a doutrina INTRODUZIDA na Igreja, o que é inteiramente falso. Foi o que se deu, pro exemplo, com o dogma da presença real de Cristo na Eucaristia. Está clarissimamente ensinado na Bíblia, sempre foi admitido pelos católicos, era um dogma que fazia parte da vida dos cristãos, que comungavam, ouviam a Santa Missa, etc. Até o século XI nunca foi negado diretamente, nem mesmo pelos hereges. Quando aparecem seitas heréticas combatendo este dogma a Igreja solenemente o define, como o fez no 4º Concílio de Latrão, em 1215. Dizer que só ai é que a doutrina foi introduzida na Igreja é uma enorme falsidade histórica como é inexato pensar que só é de fé, para nós católicos, o que é definido nos Concílios, pois é de fé para nós tudo quanto ensina a Bíblia, e a Igreja não vai definir os ensinos da Bíblia versículo por versículo.

USOS E QUESTÕES DISCIPLINARES

368. Outra observação que temos a fazer é a seguinte: Uma coisa é a DOUTRINA; e outra são as questões disciplinares, os usos e costumes e devoções, que podem variar de um século para o outro, conservando-se inalterada a parte doutrinária. A Igreja é autônoma, tem o direito de impor leis que não sejam contrárias às leis divinas, tem o direito de governar-se a si mesma: Tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus, e tudo o que desatares sobre a terra será desatado também nos céus. (Mateus 16,19)., foi dito por Jesus Cristo a Pedro, o chefe da Igreja. E o mesmo poder de ligar e desligar foi concedido ao colégio apostólico (Mateus 18,18).Estes poderes persistem no sucessor de Pedro e naqueles que ocupam o lugar dos Apóstolos aqui na terra, como legítimos continuadores de sua missão.

A Igreja vai durar até o fim do mundo em circunstâncias as mais diversas no meio das mais diversas raças. Tem que conservar intacto, inalterado o depósito da fé, da sua DOUTRINA. Mas as leis disciplinares, pelas quais internamente se governa tem que variar de acordo com as circunstâncias. Os métodos de ensino, as devoções especiais, os meios de apostolado vão sendo pouco a pouco inspirados pelo Divino Espírito Santo que vela sempre sobre ela.

Querer, portanto, que por todos os séculos, a Igreja tenha que restringir-se a fazer exclusivamente o que fizeram os Apóstolos, naqueles primeiros dias de sua história, dias, aliás, extraordinários, em que havia certos dons e carismas que seriam limitados àqueles primórdios, seria evidentemente um absurdo.

Põem-se então muitos protestantes a “demonstrar” que a Igreja Católica não é mais a Igreja de Cristo, porque em tal época impôs a obrigação do jejum na Quaresma, ou em tal época os padres começaram a usar vestuário diferente dos seculares ou começaram a usar tonsura na cabeça, porque em tal época se começou a recitar o Rosário, a fazer procissão com o Santíssimo Sacramento, ou a usar campainhas na celebração da Missa ou a acender velas nas igrejas, ou a canonizar os santos ou usar o latim como língua litúrgica – e nada disto havia nos tempos dos Apóstolos... Os Pentecostais acham que a Igreja Católica não é a mesma Igreja de Cristo porque nelas os fiéis não recebem mais o Espírito Santo com o DOM DAS LÍNGUAS como acontecia algumas vezes nos tempos primitivos... E uma das provas mais evidentes que os protestantes vêem de que a Igreja não é mais a Igreja de Cristo é o celibato eclesiástico. (...) Nestas circunstâncias, S. Paulo recomenda que só seja escolhido para bispo um homem que tenha sido “esposo de uma só mulher” (1º Timóteo 3,2), não servindo para o cargo aqueles que já andaram às voltas com muitas mulheres. E S. Paulo, note-se bem, afirma claramente que pratica o celibato e, além disto, o aconselha ( 1ª Coríntios 8,7-8), e bem como ensina A DOUTRINA das vantagens da continência perfeita sobre o estado do matrimônio ( 1ª Coríntios 7,25-35). Isto era doutrina do próprio Jesus que alude àqueles que sacrificam seus instintos carnais POR AMOR DO REINO DOS CÉUS (Mateus 19,12). Pois bem, quando a Igreja resolveu só aceitar para sacerdotes aqueles que espontaneamente queiram fazer o voto de castidade perfeita, deixou por isto de ser a Igreja Verdadeira de Jesus Cristo? ... Agora repara bem o leitor A LÓGICA PROTESTANTE. Os Apóstolos proibiram aos cristãos comer do sangue e das carnes sufocadas ( Atos 15,29). Tinham os cristãos que fazer como faziam os judeus: matar o animal, fazer escorrer todo o sangue para depois comer. NA BÍBLIA NÃO CONSTA A REVOGAÇÃO DESTE DECRETO. Mais tarde a Igreja, com o seu poder de ligar e desligar, uma vez que não havia mais as razões pelas quais esta proibição tinha sido feita, resolveu revogar tal MEDIDA DISCIPLINAR imposta pelos Apóstolos. E, no entanto os protestantes que acham que a Igreja tem que se limitar a fazer exclusivamente o que está na Bíblia, que só admitem aquilo que se vê em letra de fôrma no Livro Sagrado, comem a carne dos animais com sangue, comem as carnes sufocadas, sem nenhum remorso, autorizados exclusivamente pela Igreja!

E durma-se com um barulho desses!

Nenhum comentário: