segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O CULTO DOS SANTOS ( PARTE III)

ÚNICO MEDIADOR

372. Os protestantes dizem enfaticamente: É um crime pedir aos santos que sejam mediadores que intercedam por nós, porque S. Paulo nos diz claramente que Jesus é o ÚNICO MEDIADOR entre Deus e os homens. (1ª Timóteo 2,5).
“Eis aí um grandíssimo e notabilíssimo SOFISMA BASEADO NUM JOGO DE PALAVRAS”.

A coisa mais conhecida deste mundo é que muitas e muitas vezes uma palavra pode ter mais de um sentido. Isto acontece com quase todas as palavras. Já tivemos ocasião de mostrar ao leitor que S. Paulo, nesta 1ª Epístola a Timóteo diz a este seu amigo e companheiro que ele tem por missão SALVAR A SI MESMO E SALVAR OS OUTROS (fazendo isto te SALVARÁS tanto a ti mesmo, como AOS QUE TE OUVEM – 4,16), Quando todos sabem que o Único Salvador é Jesus. É porque, (...) isto depende do sentido em que se tome a palavra: SALVAR.

Às vezes até se observa na Escritura que numa pequenina frase a mesma palavra toma 2 sentidos diversos, dando lugar a um trocadilho: Segue-me e deixa que os MORTOS sepultem os seus MORTOS (Mateus 8,22). Ora, um defunto não pode ir ao enterro de outro defunto. A frase significa: Deixa aqueles que estão MORTOS ESPIRITUALMENTE sepultem os que estão CORPORALMENTE MORTOS. Outra frase em que se mostra um trocadilho assim é aquela de S. Paulo, que diz respeito de Deus com relação a Jesus cristo: “Aquele que não havia conhecido PECADO, o fez PECADO por nós” (2ª Coríntios 5,21). Chamava-se pecado o ato mal cometido pelo homem; e chamava-se também pecado a vítima que se oferecia a Deus pelos pecados nos sacrifícios antigos: “Eles comerão dos PECADOS do meu povo” ( Oséias 4,8) e assim, segundo a frase de S. Paulo: Jesus não conhecia pecado, era santo e inocente e por isto Deus o tornou pecado, isto é, vítima pelo pecado para nos salvar.

A objeção dos protestantes é também um trocadilho, mas não como o de Jesus ou o de Paulo que só diziam a verdade, que não eram capazes de enganar, mas um trocadilho da pior espécie, feito manhosamente para iludir o povo rude e inexperiente.
Não; caros amigos protestantes. Deixemo-nos de brigas e cavilações por uma mera questão de nomes.

Os anjos e os santos SÃO MEDIADORES. E Jesus Cristo é o ÚNICO MEDIADOR. Não existe ai nenhuma contradição; PORQUE TODA A QUESTÃO ESTÁ EM SABER EM QUE SENTIDO JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR E EM QUE SENTIDO OS ANJOS E OS SANTOS SÃO MEDIADORES TAMBÉM.

MEDIAÇÃO E SUAS FINALIDADES.

373. A palavra MEDIADOR (no grego MESÍTES) significa simplesmente isto: INTERMEDIÁRIO.
Esta função de intermediário varia de acordo com a finalidade com que é exercida.

Um homem poder ser mediador ou intermediário – Para fazer a reconciliação entre duas pessoas;
Pode ser mediador ou intermediário – Para transmitir a mensagem de uma para outras, servindo, por exemplo, de intérprete;
Pode ser mediador ou intermediário – Para julgar uma questão que há entre duas pessoas ou dois grupos, servindo de árbitro;
Pode ser mediador ou intermediário – Para pedir uma coisa em nome de outro.


Precisamos saber em que sentido Jesus é apresentado na Escritura como ÚNICO MEDIADOR, porque a própria Escritura dá este nome também a Moisés. Desde que no Antigo Testamento a lei divina foi entregue ao povo, servindo Moisés de INTERMEDIÁRIO para transmitir a mensagem celeste (portanto no segundo sentido que apontamos acima), Moisés neste sentido foi MEDIADOR. E é por isto que S. Paulo chama a Jesus MEDIADOR DE UM NOVO TESTAMENTO (Hebreus 9,15; 12,24), dando a entender claramente que Moisés o era do Antigo. E realmente faz o contraste entre Moisés e Jesus chegando à conclusão de que Jesus é MEDIADOR DE UM MELHOR TESTAMENTO: .... Os quais servissem de modelo e sombra das coisas celestiais, como foi respondido a Moisés, quando estava para acabar o tabernáculo: olha (disse), faze todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte. Mas agora AQUELE alcançou tanto melhor ministério, quanto é MEDIADOR ainda de MELHOR TESTAMENTO, o qual está estabelecido em melhores promessas (Hebreus 8,5-6) já a palavra MEDIADOR é tomada noutro sentido, pois Jesus, sendo O ÚNICO MEDIADOR entre Deus e os homens, o é para todos os homens, desde o princípio do mundo, homens do Antigo e do Novo Testamento: não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo... doutra maneira lhe seria necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo ( Hebreus 9,26-26).


Moisés podia muito bem no seu tempo qualificar-se de mediador entre Deus e os homens, mas mediador em certo sentido, no de transmitir aos homens as palavras de Deus: Então eu fui o que intervim como MEDIADOR ENTRE O SENHOR E VÓS PARA VOS ANUNCIAR AS SUAS PALAVRAS (Deuteronômio 5,5). Ora se tomamos a palavra MEDIADOR neste sentido, já todos os profetas são MEDIADORES, porque servem de intermediários para transmitir aos homens os avisos e ensinamentos divinos. E o próprio São Paulo era também MEDIADOR, porque era intermediário entre Deus e os homens. Que é um embaixador senão um intermediário? “Nós fazemos o ofício de embaixadores em nome de Cristo, como que Deus vos admoesta por nós outros. Por Cristo vos rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2ª Coríntios 5,20).

A questão está, portanto, em saber EM QUE SENTIDO JESUS É O ÚNICO MEDIADOR, O ÚNICO INTERMEDIÁRIO ENTRE DEUS E OS HOMENS. E para isto é indispensável examinar o contexto da célebre frase de S. Paulo, porque o forte dos protestantes, nesta matéria de sofismas, consiste em separar as palavras do seu verdadeiro contexto.

Nenhum comentário: