sexta-feira, 14 de agosto de 2009


A VIRGEM MARIA

Santo Tomás evoca os grandes privilégios da Virgem Maria, por ocasião da missão do Verbo neste mundo, através de sua encarnação (III/31 a 35).

É tal o lugar de Maria na realização da obra de Salvação dos homens pelo Verbo Encarnado, que ela merece ser lembrada de maneira toda particular.


Se Nossa Senhora, por seu fiat tornou-se miraculosamente a Mãe de Deus, a Mãe do Salvador, ela se torna pelo mesmo fato Mãe de seu Corpo místico, quer dizer, de todos aqueles que viverão da vida de Jesus aqui em baixo e na eternidade, a rainha dos Anjos e a inimiga definitiva dos demônios.

Nós nos tornamos filhos de Deus pelo batismo, e nos alimentamos, na eucaristia, daquele que recebeu dela o seu corpo e seu sangue. Ela é realmente nossa Mãe espiritual.

Esta maternidade divina lhe proporcionou privilégios únicos, desde o início, com sua imaculada conceição, com a plenitude da graça desde o primeiro instante de sua existência. Ela é a única criatura isenta das conseqüências do pecado original.

Outro privilégio inaudito; ela é a mãe de Jesus e permanece virgem antes, durante e após o nascimento dele. Nada é impossível a Deus, como lhe disse o Anjo Gabriel. O menino Jesus saiu do seio da Virgem “januis clausis” sem destruir seu hímen; ela não sofreu as dores da maternidade. Quantos erros, nos catecismos modernos sobre este assunto!

Maria foi isenta de qualquer pecado e de toda doença, que são conseqüências do pecado original. Por fim, seu corpo, incorruptível, foi ressuscitado e subiu ao Céu, é o privilégio de sua Assunção; Nossa Senhora é para sempre Rainha do Céu e da Terra.

Graças à sua maternidade divina ela é também a Medianeira de todas as graças que nos são dadas; sua maternidade espiritual é universal. Se Jesus é a Cabeça do Corpo místico, Maria Santíssima pode ser comparada ao pescoço, com o dizem os padres da Igreja, que une a cabeça aos membros.

Sendo Maria a mãe do Sacerdote eterno, exerce uma maternidade particular diante de todos aqueles que participam do sacerdócio de Jesus.
Digne-se a Virgem Maria formar em nós padres a imagem de seu Divino Filho!
Que a devoção a Nossa Senhora tenha um lugar de honra em todas as partes da Fraternidade (S. Pio X) e em todas as orações de todos os seus membros! Maria nos guardará na fé católica. Ela não é liberal, nem modernista, nem ecumênica. E é alérgica a todos os erros e, com mais forte razão, às heresias e à apostasia.

LEFEVBRE,Mons. Marcel, A Vida Espiritual Segundo São Tomás de Aquino, Permanência, 2002, RJ.

Nenhum comentário: