quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ANNUS SACERDOTALIS

O Santo Sacrifício da Missa

“Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com seu sangue; um o altar, assim como também um é o bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás, meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes.”

Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Filadélfios, 4,1.


Foi através do estudo da Patrística que comecei a conhecer e a amar a Igreja Católica. Os escritos dos Santos Padres são uma das mais fidedignas provas de que só há uma única IGREJA fundada por nosso Senhor Jesus Cristo. Estes escritos são antiqüíssimos e possuem uma ligação íntima com os primeiros apóstolos. A doutrina por eles transmitida é oriunda de uma Tradição comum e ininterrupta, portanto, ao lermos os seus escritos, estamos ouvindo o eco dos ensinamentos dos primeiros apóstolos que os receberam do próprio Senhor Jesus Cristo. O mais maravilhoso de tudo isso é que tanto ontem como hoje, a Igreja ensina exatamente a mesma Santa Doutrina, sem corrupções. Em contrapartida, um dos mais flagrantes revezes do protestantismo reside exatamente no fato de que este é fruto da rebeldia de um homem que rompeu com uma Tradição de 16 séculos (!) para propor novas doutrinas e uma heterodoxa interpretação das Sagradas Escrituras, além é claro de abolir o caráter sacrificial da Santa Missa, algo impensável e absurdo em TODA A TRADIÇÃO da Igreja em TODOS OS TEMPOS! A menção que Santo Inácio faz de um só altar é por demais suficiente para constatarmos que desde os seus primórdios a Santa Igreja oferece a Deus Nosso Senhor o sacrifício puro e imaculado, profetizado há tempos pelo profeta Malaquias:"Minha afeição não está mais em vós, diz o Senhor dos exércitos, e nunca mais receberei ofertas de vossas mãos, porque, desde o oriente até o ocidente, meu nome é grande entre as nações e, em toda parte, se sacrifica e oferece uma oblação pura". Ml. 1,11


Sempre agradeço a Deus por ter me trazido de volta para casa, lugar de onde eu nunca deveria ter saído. Ser católico, digo sempre e repito: é viver em paz e segurança, é ter o Céu por companhia. Infelizmente os irmãos protestantes preferem fechar os olhos às mais claras evidências e assim persistir no erro.

Aos protestantes cabem bem essas palavras de Santo Inácio de Antioquia:

“Abstêm-se eles da Eucaristia e da oração, porque não reconhecem que a Eucaristia é a carne de nosso Salvador Jesus Cristo, carne que padeceu por nossos pecados e que o Pai, em sua bondade ressuscitou. Os que recusam o dom de Deus morrem disputando.” ( Jo 4, 10 Cf. 2 Cor. 9,15).

Carta aos Esmirnenses, 7,1.


Ora, os protestantes não crêem na Eucaristia, distorcem as palavras de Nosso Senhor e rejeitam toda uma Tradição Eclesiástica que sempre e sem cessar proclamou que as Santíssimas Espécies não só representam, mas verdadeiramente são: O CORPO E O SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Esta Verdade foi e é crida pela Igreja Católica desde sempre, desde que, em Sua última Ceia com seus apóstolos, Cristo Nosso Senhor instituiu o sacerdócio dizendo à eles: “fazei isto em memória de mim” Ora, qualquer exegeta sério e desapaixonado sabe que este “fazer memória” é muitíssimo mais do que relembrar, mas sim “tornar presente outra vez”. Mas não nos alonguemos muito. O certo é que neste Ano Sacerdotal, nós católicos devemos erguer aos Céus nossas orações em agradecimento e súplicas pelos nossos sacerdotes, por ter sido a eles conferido o poder de Consagrarem os Sacratíssimos Corpo e Sangue de Nosso Senhor e Deus Jesus Cristo, nosso remédio de imortalidade.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Marcos Paulo Siqueira

Nenhum comentário: