quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Belíssima Poesia



A Confiança na Divina Providência


Tenho em Tua divina Providência
Uma inquebrantável confiança,
Ó Jesus, volta e retorna a mim
Porque me abandono toda em Ti.


No dia em que me disseste: “Vem a mim”,
Jesus, respondi a Tua voz
Então, quantas lágrimas verti
Oh, lembras-Te de minhas angustias?…


Lembras-te de meu santo desejo
De responder a Teu divino apelo,
De viver solitária no Carmelo,
De Te consagrar minha fraca vida?


Perdoa um momento de impaciência,
Senhor, faltou-me a confiança,
Mas pensa, tinha um tal desejo
De deixar tudo por Ti, de sofrer.


Mas não me desolarei mais,
Prometo-Te, ó meu Jesus.
Me abandono à Tua Providencia,
Nada alterara minha confiança.


Jesus, meu Salvador, Bondade Suprema,
Apesar de meu desejo, ardente, extremo,
Não aspiro, ideal Beleza,
Senão a fazer sempre Tua vontade.


Jesus em quem minha esperança se funde,
Se não posso responder a Tua voz,
Oh, quem poderá ao menos, neste mundo
Me impedir de me dar a Ti?…


Quem poderá arrebatar-me Teu Amor,
Divino Esposo, Jesus, ó minha vida!
Amar-Te e Te devolver Teu Amor,
Tal foi sempre meu santo desejo.


Oh, acalma-te, minha impaciência!
Minha alma, em Santa Providencia.
Abandona teus mais caros desejos,
Ele goste de te ver assim sofrer.


Neste mundo, neste vale sombrio,
Jesus, Tu dignas-Te reservar-me
Uma parte doce, uma parte feliz
Que o Mundo não me pode roubar.


Por esta parte que me escolheste,
Ó meu Deus, durante toda a minha vida,
O grito de meu coração será “Obrigado”.
Oh! Sim, obrigado, meu Celeste Amigo.


Agora abandono-me a Ti,
Numa deliciosa confiança.
Glória à Tua divina Providencia,
Glória a Deus, glória sempre a Ti!


Beata Elisabete da Trindade (beatificada em 2005)

Poesia composta entre 8 e 29 de maio de 1898)

Fonte: Carmelo São José – Ordem Carmelita Descalça (Cruz Alta-RS)

Nenhum comentário: